Como sabemos, as aplicações móveis tendem a mudar a fim de se renovarem constantemente. Criar uma aplicação e não a modificar é um erro. Teremos de trabalhar continuamente para melhorar o nosso desenvolvimento e o nosso projecto móvel como um todo.
Há muitas maneiras de construir aplicações móveis, aqui estão 10 dicas para melhorar a sua aplicação.
-
1º Correcção de erros e bugs
Como não existe uma aplicação móvel perfeita, teremos de controlar todos os erros que aparecem, tais como o fecho da aplicação, não lhe permitindo fazer compras ou alguns outros pequenos bugs. Esta será a diferença que fará com que os nossos utilizadores permaneçam na aplicação, devido à boa experiência de navegação na mesma. Uma melhoria fácil que pode trazer-lhe muito.
-
2º Oferecer uma interface utilizável
A interface é a aparência geral da aplicação, é aquela com a qual o utilizador interage para realizar as acções que deseja.
Devemos ter em conta que o utilizador deve estar familiarizado com os elementos que compõem a interface, para que qualquer pessoa possa executar fácil e intuitivamente qualquer actividade na aplicação. A aplicação deve ser bem estruturada de modo a ser intuitiva.
-
3º Realizar testes do utilizador
Sem dúvida, uma das melhores formas de descobrir se a aplicação está a ter um bom impacto no nosso público-alvo é a realização de testes de utilização.
O melhor a fazer é que um grupo de pessoas utilize a nossa aplicação e nos diga o que é bom ou o que precisa de ser melhorado.
Podem também identificar funcionalidades que não consideram importantes e que nós podemos remover da aplicação.
Desta forma, temos mais probabilidades de criar uma relação a longo prazo com os utilizadores, que ficarão satisfeitos com a utilização da aplicação móvel.
-
4º Adaptação às tendências de design da aplicação
O desenho deve ser estável e fornecer identidade à nossa marca, e quando se faz alterações, a essência da sua marca deve ser sempre mantida.
Embora as aplicações mudem e evoluam a um ritmo vertiginoso, temos também de ter em conta os estilos que estão a surgir no Android, iOS e outros sistemas operativos. Recentemente, os estilos de aplicação tornaram-se mais planos e mais simples.
-
5º Simplificar ou incluir mais conteúdo no desenvolvimento de aplicações
Por vezes, o conteúdo da nossa aplicação pode ser demasiado ou demasiado pequeno. A nossa aplicação pode oferecer mais categorias e mais produtos ou serviços. Neste caso, temos de analisar muito bem o que vamos incluir. Talvez os nossos clientes não queiram muito ou muito pouco conteúdo na aplicação.
Em qualquer caso, incluindo mais conteúdo no desenvolvimento da nossa aplicação, ou simplificando-o, deve ser sempre feito por uma razão e não apenas porque nos apetece.
-
6º Cuidar da velocidade de carregamento
Finalmente, para melhorar a concepção da sua aplicação, deve estar consciente da importância da velocidade de carregamento da aplicação. Se o utilizador tiver de esperar demasiado tempo para interagir com a aplicação, acabará por abandoná-la sem tomar qualquer medida, reduzindo assim o número de compras efectuadas através da plataforma.
-
7º Preste atenção aos detalhes
Para que o nosso público alvo se sinta especial ao utilizar a nossa aplicação, podemos incluir detalhes que nos diferenciam da concorrência.
Notificações originais, o tipo de mensagem que aparece quando não há stock de um produto, desenhos, etc.
Estas pequenas peculiaridades melhoram a experiência do utilizador e melhoram a relação entre a marca e o indivíduo.
-
8º Respeitar a identidade corporativa
Como já mencionámos ao longo deste artigo, o valor da marca é muito importante.
A aplicação móvel da nossa marca é uma plataforma que representa a nossa empresa e é estabelecida como um canal de comunicação entre o utilizador e o negócio. Portanto, ao modificar o design da nossa aplicação, temos de respeitar a nossa identidade corporativa e mantê-la.
As cores, tipografia, imagens e elementos visuais que estão integrados na aplicação devem estar em linha com a imagem da empresa, transmitindo os seus valores e visão empresarial.
-
9º Novas funcionalidades
As empresas digitais têm de se renovar ou morrer. As aplicações móveis fazem parte deste mundo digital e como consequência é possível que mudem no seu conceito e no que oferecem aos seus utilizadores com o objectivo de tornar o seu negócio rentável.
Nestes casos, é importante para o desenvolvimento da aplicação saber quais das funcionalidades da aplicação serão mantidas, quais serão removidas e, sobretudo, saber quais serão as novas funcionalidades da aplicação. Se o objectivo é melhorar o negócio, o desenvolvimento da aplicação terá de ser melhorado.
-
10º Manter a harmonia
Quando uma aplicação móvel não tem separações, causa uma sensação de sobrecarga e angústia no utilizador, o que pode resultar no abandono de um grande número de pessoas que abrem a aplicação.
Isto realça a necessidade de colocar os elementos de modo a que estejam em harmonia, mantendo uma estética limpa e clara, incluindo espaços que dêem ao utilizador liberdade de movimento.
Além disso, graças a esta harmonia, podemos descobrir as áreas mais atractivas para colocar um botão ou qualquer outro componente.